terça-feira, 22 de maio de 2012

Rio+20: Antecedentes - parte 1 --> Conferência de Estocolmo (1972)

     Antes do Rio+20 houveram outros eventos que tiveram, como objetivo, a solução de problemas, principalmente, sociais, econômicos e ambientais. É interessante conhecê-las para tentar entender os fatores que tornaram o evento que está chegando possível.
     A primeira conferência internacional que tentou organizar as relações entre o homem e o meio ambiente foi a Conferência de Estocolmo, realizada entre os dias 5 e 16 de junho de 1972 na capital sueca.
     Uma pesquisa dos Estados Unidos liderada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) revelou dados preocupantes em relação à poluição das águas e atmosféricas, causadas principalmente pelas indústrias. Com a participação de 113 países e de mais de 400 instituições (governamentais e ONGs), os debates envolveram temas como a chuva ácida, poluição e extinção de espécies e foram marcados por duas ideias: a de "desenvolvimento zero" e a de "desenvolvimento a qualquer custo".
     Defendendo a teoria de "desenvolvimento zero" estavam os países desenvolvidos, que queriam praticamente acabar com a atividade industrial, já que era a atividade mais poluidora. Os países subdesenvolvidos no entanto, dependiam muitíssimo desse setor para o crescimento econômico eram contra isso, pensamento que ficou conhecido como "desenvolvimento a qualquer custo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário